Nós, corpo docente e gestor da E. E. Profa Zuleika de Barros Martins Ferreira, informamos aos nossos alunos e a seus respectivos pais e responsáveis, bem como para a comunidade externa a esta Unidade Escolar (U.E.), sobre os fatos ocorridos nesta última segunda-feira (26/03) que todas as medidas cabíveis já foram devidamente encaminhadas.

Esta U.E. assume o compromisso contra qualquer forma de discriminação e racismo, procurando atuar sobre os aspectos pedagógicos para coibir qualquer manifestação e comportamento que defendam atitudes que contrariem os valores da afirmação de nossa diversidade cultural, sobretudo em suas chaves críticas, de reflexão sobre os processos históricos que procuram justificar tais manifestações. No mesmo sentido, não é necessário dizer que somos contrários à qualquer forma de violência física, buscando sempre coibir as suas manifestações o mais rápido possível.

Informamos que a direção procurou tomar as medidas disciplinares e pedagógicas possíveis, não apenas no caso do aluno envolvido nesta ocorrência, como também em outras ocasiões, na confiança de que o diálogo e a conscientização sejam as principais ferramentas para combater o racismo, bem como outras manifestações de intolerância que delas se derivam.

Infelizmente, tais medidas não surtiram os efeitos esperados, e a situação saiu de controle, refletindo na agressão física vivenciada nesta manhã. Trata-se de uma situação inesperada, que toda pessoa sensata reconhece que não deveria ocorrer em qualquer situação, muito menos dentro do espaço escolar.

Reforçamos a nossa condenação a qualquer atitude de caráter racista, reconhecendo as nossas responsabilidades perante os fatos, dos quais procuramos tomar as devidas medidas prontamente. Reforçamos, ainda, que se trata de um fato isolado ocorrências como essa, sendo este espaço escolar, um local que procura cultivar uma cultura de paz. Da mesma forma que acreditamos que as condutas e valores defendidos pelos nossos alunos não é de tolerância a qualquer forma de discriminação, sendo a situação gerada uma decorrência da reação à agressão sofrida por um de seus colegas, muitos deles amigos próximos ao aluno agredido.

Neste momento, queremos assumir os nossos compromissos para que sejam mantidos o ambiente pacífico e descontraído desta U.E., como todo espaço escolar deve ser, priorizando os aprendizados de maneira consciente e crítica. Da mesma forma que procuraremos reforçar as nossas atenções para que sejam garantidas a integridade física e psicológica de nossos educandos, buscando pensar em ações pedagógicas e medidas práticas que essas situações não voltem a se repetir em nosso espaço.

Por fim, acreditamos que a educação é a principal ferramenta para combater uma visão distorcida e equivocada sobre a nossa realidade e a nossa história. E será por esse caminho que acreditamos encontrar as melhores soluções para que o racismo e qualquer forma de discriminação seja banida de nossos corredores, e na sociedade como um todo.

Nós, professores, funcionários e direção da E. E. Profa Zuleika de Barros Martins Ferreira nos colocamos à disposição para o diálogo a todos aqueles interessados e envolvidos em nossa comunidade escolar, para encontrarmos as melhores resoluções para este problema, para construirmos conjuntamente uma escola mais receptiva à diversidade, à tolerância e ao respeito com as diferenças.